Trilhas, exposições, corridas de remo, passeios de bike e a cavalo e muito mais na Semana do Cerrado

“Cuidar do clima, cuidar da vida” é o tema do evento realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA-GDF) para celebrar a Semana do Cerrado. Inúmeras atividades lúdicas focadas na educação ambiental e um concurso de fotografia “Eu Amo Cerrado” começam no Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, e continuam até o próximo domingo, dia 19 (programação completa abaixo).  

Exposição de mapas, corridas de remo, passeios de bike e a cavalo, oficinas em trilhas que atravessam o DF e muitas outras atrações serão oferecidas com o objetivo de atrair a atenção da população para os impactos das mudanças do clima nesse importante bioma, , que é o segundo maior do Brasil e já tem quase 50% de sua cobertura vegetal devastada.

O evento faz parte das atividades de mobilização social do CITinova, projeto multilateral financiado pelo Global Environment Facility (GEF), sob responsabilidade do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Em Brasília, o CITinova é executado pela SEMA-GDF, que está implementando vários projetos pilotos, entre eles, recuperação de nascentes e implementação de agroflorestas mecanizadas nas regiões das bacias hidrográficas do Descoberto e Lago Paranoá.

Foto Arquivo SEMA-GDF

Semana do Cerrado – 11 a 19 de setembro

A abertura ocorre dia 11, às 11h, no Parque do Riacho Fundo com demonstração do Programa de Recuperação de Nascentes. No mesmo dia, tem início a programação da SEMA-GFD e do Caminhos do Planalto Central (CPC) com o projeto Trilhas nas Unidades de Conservação. No encerramento do evento, o Eixão Norte recebe a Exposição Caminhos do Planalto Central.

A programação ao longo da semana oferece opções virtuais e presenciais e aborda políticas públicas executadas pela SEMA por meio de suas subsecretarias, em áreas como gestão de resíduos e de recursos hídricos, ambiental, territorial e de assuntos estratégicos e ainda combate a incêndios florestais.

A iniciativa é da SEMA em parceria com a APA do Planalto Central, do Caminhos do Planalto Central-CPC e seus parceiros. Órgãos vinculados à SEMA, como Brasília Ambiental, Jardim Botânico de Brasília, Zoológico e Adasa também  terão programação no período

Programação

Dia 11

Abertura da Semana do Cerrado, às 11h, no Riacho Fundo I, com demonstração do Programa de Recuperação de Nascentes. No mesmo dia, com horários diferentes, têm início as atividades do Projeto Trilhas nas Unidades de Conservação.

Ao todo, serão 50 ações, cada uma para dez inscritos, incluindo caminhadas, corridas de remo, passeios de bike e a cavalo, exposições, recepções de parceiros, canicross e oficinas em trilhas que atravessam o DF. As trilhas serão em Taguatinga, Gama, Planaltina, Lago Oeste, Sobradinho, Jardim Botânico, Santa Maria, Lago Sul, Lago Norte, Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, região central de Brasília, Brazlândia e Riacho Fundo.

De 11 a 18

O Parque de Águas Claras e o Centro de Práticas Sustentáveis do Brasília Ambiental, no Jardim Botânico, recebem a exposição itinerante “Nosso DF Através de Mapas”. São seis mapas com temáticas ambientais de interesse da população, com informações encontradas no SISDIA.

De 11 a 19

Para quem gosta de esportes ao ar livre, de 11 a 19, o projeto Trilhas nas Unidades de Conservação vai coordenar 50 atividades. Com o objetivo de envolver a sociedade com a natureza e promover a valorização do Cerrado, serão feitas 50 trilhas, cada uma com dez participantes, exceto as trilhas de bicicleta e cavalgada, com, no máximo, 15 inscritos cada. Os participantes vão receber máscara, álcool gel e garrafa de água. As inscrições estão sendo feitas nas páginas das redes sociais da Sema e do Caminhos do Planalto Central.

Dia 14

Será realizado o Webinário Clima para discutir ações e reflexões da Sema e vinculadas sobre o bioma. Serão debatidos os seguintes temas: De onde vêm os gases de efeito estufa no DF; Capacitação on-line para uso do SISDIA e Recomposição de vegetação nativa e implantação de SAFs mecanizados nas bacias dos rios Descoberto e Paranoá. O evento ocorre pela plataforma Zoom, de 9h às 12h30. As inscrições estarão disponíveis nesta sexta-feira (10).

Dia 15

Ocorre um plantio demonstrativo na orla do Lago Paranoá, no âmbito do projeto Regando Vidas, iniciativa de mobilização para sensibilizar escolas envolvidas, alunos e população do DF em geral, quanto à importância do plantio de mudas do cerrado para manutenção de mananciais e para mitigar os impactos das mudanças do clima.

Dia 16

O Webinário Cerrado reúne especialistas e gestores em torno dos temas Projeto Orla, Coleta seletiva em condomínios: como fazer?, Bate-papo: mulheres do fogo e Presença de capivaras na orla do Lago Paranoá. O evento será realizado pela plataforma Zoom, de 9h às 12h30. As inscrições estarão disponíveis nesta sexta-feira (10).

Dia 19

A realização de Trilhas pelos Caminhos do Planalto Central em parques e unidades de conservação encerra a programação.

Concurso “EU AMO CERRADO”

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Também está sendo realizado o concurso fotográfico Eu amo Cerrado, voltado a estudantes do Projeto Parque Educador e comunidade em geral.  O concorso vai até dia 22 e, pPra participar, os interessados devem postar as fotografias no Instagram, marcando os perfis do Brasília Ambiental (@brasiliaambiental) e Sema (@semagovdf), com a hashtag #concursoeuamocerrado2021, para os participantes da categoria comunidade em geral, e #concursoeuamocerrado2021 e #parqueeducador, para os estudantes do Projeto Parque Educador.

Na descrição da foto deve ser informado o local em que a imagem foi feita, que pode ser em uma das seis unidades de conservação onde ocorre o projeto: Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), Parque Ecológico Águas Claras, Parque Ecológico Três Meninas (Samambaia), Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga), Parque Ecológico do Riacho Fundo e Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul).

Acesse aqui o edital.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SEMA-GDF e Agência Brasília.


Foto de abertura Foto Caminhos do Planalto Central

Leia também