Skip to content

RECIFE

No âmbito da capital Pernambucana, o Projeto CITinova é coordenado pela ARIES/Porto Digital e dividido em duas frentes de ação: planejamento urbano integrado e investimento em projetos-piloto no território.

Planejamento Urbano Integrado

Estratégia de desenvolvimento da cidade

Micro-estações de Monitoramento Climático

Política Municipal Habitacional

Planos Setoriais de Adaptação às Mudanças Climáticas

Sistema de Gestão Georreferenciada Integrada

Investimento em projetos-pilotos

Ações de Urbanização no Rio Capibaribe

Barco movido à energia solar

Jardins Filtrantes

Diagnóstico de contaminação do Lixão da Estrutural

Identificação e analise dos atuais níveis de contaminação e definição de indicativos conceituais dos parâmetros e critérios a serem utilizados para a remediação ambiental do solo, da água superficial e subterrânea, do ar e dos resíduos sólidos. Esse é o maior lixo a céu aberto da América Latina e se encontra em processo de desativação.

Remediação do Lixão da Estrutural

Implantação de experiências pilotos para remediação do Lixão da Estrutural com técnicas inovadoras como: fitorremediação para teste de absorção de poluentes em um hectare do Lixão; modelo de transporte de contaminantes subterrâneos; tratamento do chorume.

Recuperação ambiental nas bacias hidrográficas do Descoberto e Lago Paranoá

Restauração de 60 hectares em áreas de nascentes nas regiões prioritárias do Descoberto e da Serrinha do Paranoá.

Estratégia de desenvolvimento da cidade

Duas revisões, uma a cada dois anos, do Plano Recife 500 Anos, estratégia de desenvolvimento da cidade.

Micro-estações de Monitoramento Climático

Micro-estações de Monitoramento Climático: implantação de três unidades de baixo custo para monitorar clima, partículas suspensas, qualidade da água e do ar e nível da maré.

Política Municipal Habitacional

Diretrizes para Política Municipal Habitacional com foco em gênero.

Planos Setoriais de Adaptação às Mudanças Climáticas

Aprofundamento do plano de adaptação da cidade nas áreas de urbanização, habitação e mobilidade

Sistema de Gestão Georreferenciada Integrada

Desenvolvido e testado em três secretarias municipais a partir da criação de software de gestão do território com interface pública e privada. Será uma ferramenta de gestão, planejamento e execução de operações urbanas, com visão ampla das ações em andamento e planejadas na cidade. O objetivo é combater a sobreposição de projetos, planos e ações pontuais, e fazer a checagem desses planos e projetos com a estratégia da cidade, o Plano Recife 500 Anos.

Jardins Filtrantes

Tratamento de 10% da vazão do Canal do Cavouco, no Parque do Caiara. A água despoluída por fitorremediação irá desaguar em uma piscina aberta ao público para lazer e ações educativas.

Barco movido à energia solar

Construção de um barco solar para travessia entre duas margens do Rio Capibaribe desenvolvimento de modelo de negócios para operação do barco pós projeto piloto.

Ações de Urbanização no Rio Capibaribe

Dois trechos às margens do Rio Capibaribe serão beneficiados com urbanização de acordo com os conceitos do Projeto Parque Capibaribe.