Parceiro co-executor do Projeto CITinova, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) lançou o “Especial COVID-19” com iniciativas no Brasil e no mundo que apresentam resultados positivos no enfrentamento ao novo coronavírus. O especial traz também orientações gerais e ferramentas úteis para apoiar gestores públicos municipais em seus planos de ação contra a Covid-19.

Para Zuleica Goulart, coordenadora coexecutora do Projeto CITinova pelo PCS, o enfrentamento à pandemia tem destacado o protagonismo de governos e prefeitos na adoção de estratégias de prevenção e mitigação. “Estamos vivenciando um dos maiores desafios da humanidade desde a 2ª Guerra Mundial e o PCS busca apoiar os governos locais na identificação de ações, programas e planos que possam contribuir para conter a disseminação do novo coronavírus e diminuir o impacto na vida da população”, afirma ela.

Toda semana, o “Especial COVID-19” irá publicar boas práticas relacionadas a um dos sete temas: Estratégias Urbanas, Assistência Social, Emprego e Renda, Saúde Pública, Mobilidade, Transparência e Comunicação e Redes e Parceiros de Apoio. Além disso, o especial reúne dados, informações, documentos técnicos e materiais de referência para gestores públicos e para a sociedade em geral, como o Plano de Contingência Nacional e os boletins epidemiológiocos semanais do Ministério da Saúde; Planos de Contingência das Cidades; Orientações para Gestores Públicos da Associação Brasileira de Municípios (ABN); entre outros.

O especial dá destaque ainda para importantes iniciativas de organizações parceiras e redes de apoio, como o Coronacidades (Instituto Arapyaú, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e Impulso; Respostas para a Crise, da Agenda Pública; Brasil sem Corona (Colab e Epitrack), entre outros.

Confira e acompanhe!


CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), gestão do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e executado em parceria com Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Ditigal, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF).


Leia também