Pesquisa inédita do PCS/IBOPE revela impactos da pandemia nos municípios brasileiros

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o Ibope Inteligência, em parceria com o projeto CITinova, lançam a Pesquisa PCS/Ibope – Covid-19 “A RESPOSTA DAS CIDADES – Prefeitos e gestores falam sobre o impacto da pandemia nos municípios e ações de enfrentamento ao coronavírus”. O evento on line, em 6/10, das 9h30 às 11h30, divulgará os resultados dessa pesquisa inédita e exclusiva realizada com prefeitos/as, secretários/as e gestores/as de 302 municípios brasileiros.

Participarão do lançamento on line: Jorge Abrahão, diretor do Instituto Cidades Sustentáveis e coordenador geral do PCS; Zuleica Goulart, coordenadora do PCS e do projeto CITinova; Patrícia Pavanelli, diretora de políticas públicas do Ibope Inteligência; Suiá Rocha, Coordenadora Nacional do projeto CITinova pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Monica Gomes Aguiar, presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABN); Thais Ferraz, gerente de planejamento e comunicação do Instituto Arapyau.

Com o objetivo de mapear ações da gestão pública municipal para o enfrentamento da pandemia e impactos já sentidos pelas cidades, a pesquisa traz Importantes temas como a relação da administração municipal com outras esferas de governo ou setores da sociedade civil; medidas adotadas no plano de contingência; iniciativas realizadas para minimizar os efeitos socioeconômicos, e desdobramentos nas políticas de saúde, educação e mobilidade.

Há dados também sobre o aumento das desigualdades, as dificuldades enfrentadas pelos municípios para obtenção de testes para detecção da covid-19 e temas específicos como violência contra mulher e disponibilização de indicadores durante a pandemia. 

Em uma metodologia também inédita, a pesquisa apresenta o Índice das Cidades no Enfrentamento da Covid-19 (ICEC), que considera os resultados de 54 itens apurados durante a coleta dos resultados e medidas adotadas na tentativa de minimizar os impactos econômicos.

Acompanhe o lançamento dessa importante pesquisa inédita, amanhã, 6/10, a partir das 9h30, neste link:

http://bit.ly/RespostaDasCidades-YT

A iniciativa tem apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Instituto Arapyaú. 

Informações: Comunicação PCS


Leia também