PCS lança guia de boas práticas em políticas públicas

Com o objetivo de inspirar governos locais e dar visibilidade para ações bem-sucedidas, com resultados concretos e mensuráveis, das cidades do Brasil e do mundo, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), parceiro coexecutor do projeto CITinova, lançou o Guia de Boas Práticas em Políticas Públicas.

A publicação apresenta os princípios norteadores de seu banco de boas práticas e traz orientações gerais para as cidades signatárias identificarem, produzirem e publicarem as suas próprias iniciativas na Plataforma Cidades Sustentáveis, do PCS.

Produzido desde 2012, o banco de boas práticas do PCS apresenta mais de 300 experiências em políticas públicas de cidades do Brasil e do mundo, relacionadas às diversas áreas de atuação da administração pública. Iniciativas que podem ser adaptadas e escaladas para outras realidades e contextos, de modo que auxiliem os governos locais a identificar possíveis soluções para determinado problema ou apontar caminhos para resolvê-los.

As boas práticas disponibilizadas no banco do PCS são produzidas pela equipe do programa e também estão correlacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Desse modo, os gestores públicos municipais têm à disposição um conjunto de conteúdos organizados de tal forma que possam identificar as ações e políticas de acordo com suas necessidades e prioridades, além de observar aquelas que estão alinhadas aos compromissos e metas da Agenda 2030.

O Guia de Boas Práticas em Políticas Públicas busca também incentivar a troca de experiências e aprendizados na implantação de uma ação ou política pública, a fim de promover o compartilhamento de conhecimento e a disseminação de projetos e programas implantados em nível local.

A publicação foi produzida com o apoio do Projeto CITinova, uma iniciativa multilateral realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e executada em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-GDF).

Informações da Assessoria de Comunicação do PCS

Para saber mais
Baixe o Guia de Boas Práticas em Políticas Públicas (em PDF) e conheça o banco de experiências produzido pelo PCS.


Foto de aberturaFoto: Sergio Souza, via Unsplash

Leia também