Com o objetivo de unificar conhecimentos, trocar informações e avaliar possíveis interconectividades, cerca de 50 profissionais que atuam em diferentes projetos da Coordenação Geral do Clima (CGCL), do Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), reuniram-se nesta 4ª feria, (05/02), em Brasília/DF. Parceiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) também foram convidados para o evento.
Os parceiros coexecutores do Projeto CITinova – Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF) – tiveram a oportunidade de um primeiro contato e uma visão global com as principais iniciativas da coordenação.
Márcio Rojas, coordenador da CGCL, abriu a Oficina destacando que este será um ano “muito desafiador, com várias entregas importantes, expansões e novas atribuições”. Rojas ressaltou a importância de a equipe CITinova ter conhecimento dos demais projetos da área: “As iniciativas conversam de forma muito aderente umas com as outras e esta é uma oportunidade para potencializar e otimizar esforços”.
Durante toda a manhã, cada temática foi apresentada aos 50 participantes. “Esta é uma das maneiras mais modernas de gestão”, afirmou Sávio Raeder, diretor do Departamento de Políticas e Programas de Ciências (DEPPC), da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (SEFAE).

A parte da tarde foi dedicada a rodas de conversa, visando a integração para esclarecimentos, trocas de experiência e otimização de esforços tecnológicos, de conhecimento, de aproveitamento de dados, de oportunidades e de compartilhamento de necessidades.
CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e executado em parceria com Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF).