Novo guia do PCS traz orientações sobre o plano de metas

Lançado pelo Programa Cidades Sustentáveis, parceiro coexecutor do projeto CITinova, o Guia para Elaboração do Plano de Metas (disponível em pdf no site do PCS) é um instrumento imprescindível para um bom planejamento da próxima gestão municipal. Trata-se da edição revisada e atualizada do Guia, direcionado a prefeitos e técnicos da administração pública, estabelecendo prioridades para os quatro anos de mandato.

Além de apresentar os conceitos centrais do Plano de Metas e trazer orientações para a sua implantação em nível local, o novo guia explica quais são os ganhos para a cidade com a sua adoção; detalha como propor a Lei do Plano de Metas (caso o município ainda não tenha aprovado a legislação); apresenta experiências de cidades em que a medida foi adotada, entre outras informações.

Elaborado pela equipe do PCS, o guia é também uma boa referência para candidatas e candidatos às eleições municipais deste ano, uma vez que a elaboração do Plano de Metas é um dos compromissos assumidos pelos signatários do Programa Cidades Sustentáveis.

A campanha de adesão ao PCS foi lançada em 1 de setembro, e é voltada para os concorrentes ao Executivo e Legislativo nas eleições deste ano, bem como para os partidos políticos. Para saber como e porque aderir ao programa, baixar a carta-compromisso e ter acesso gratuito aos conteúdos disponibilizados pelo PCS, acesse a página especial da campanha.

A publicação foi produzida com o apoio do Projeto CITinova, uma iniciativa multilateral realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e executada em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-GDF).

Informações da Assessoria de Comunicação do PCS


Foto de abertura Foto: Maria Roberta Castilho, via Unsplash

Leia também