MCTI, CGEE e SEMA-DF participam de evento na COP26 organizado pela UrbanShift

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Autoridade de Gestão Ambiental do Ruanda (REMA), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), entre outros, irão participar, em 9 de novembro, às 15h30 (horário do Brasil), de um side event oficial durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP26).

O evento irá abordar a importância de gestão integrada entre governo federal e regional para que sejam atingidos os objetivos climáticos e a transformação urgente das cidades em prol das pessoas e do planeta.

Com apoio do Programa UrbanShift e de seus parceiros UNEP, C40 Cidades, ICLEI e WRI, serão apresentados como projetos multilaterias, como o CITinova, realizado em parceria entre governo federal, estadual e municipal e instituições internacionais e nacionais, são importantes para que as cidades se tornem mais justas e sustentáveis.

Participarão, entre outros, o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, do prefeito de Recife, João Campos, do secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho.

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é realizado pelo MCTI e executado por vários parceiros, entre eles o CGEE, responsável pelo desenvolvimento do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), que será apresentado pelo coordenador Marcos Lobo, no evento.

A SEMA-DF, também presente no evento, é outra parceira coexecutora do CITinova, e  está implementando vários projetos-pilotos para apoiar o  combate efetivo à  mudança  do clima. O projeto também está realizando pilotos em Recife, implementadas pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) em parceria com a Prefeitura da capital pernambucana. 

Conheça todos os palestrantes do evento:

Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI;

Faustin Munyazikwiye, vice-diretor geral da Autoridade de Gestão Ambiental de Ruanda (REMA);

Matthew Brian Reddy, especialista sênior do setor privado do Global Environment Facility (GEF);

João Campos, prefeito de Recife;

Ladislas Ngendahimana, secretário-geral da Associação de Autoridades Governamentais Locais de Ruanda (RALGA);

Aaditya Thackeray, ministro do Meio Ambiente de Maharashtra, na Índia;

José Sarney Filho, secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal;

Marco Lobo, assessor técnico no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

 A transmissão será ao vivo no canal do YouTube da UNFCCC. Para participar, acesse o link aqui.

Foto de capa: arquivo MCTI.

Leia também