IV Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza (SbN)

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), plataforma desenvolvida pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no âmbito do projeto CITinova, realiza o IV Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), em 2 de dezembro, a partir das 9h.

Com o objetivo de compartilhar e destacar experiências brasileiras de cidades que implementaram projetos em SbN, o evento on line será aberto ao público e conta com a parceria da Fundação Grupo Boticário e da Aliança Bioconexão Urbana.

O IV Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza visa também atualizar os gestores públicos nacionais sobre os debates com foco nesse tema ocorridos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP 26).

Raiza Fraga, assessora técnica do CGEE e colaboradora do OICS, destaca que as SbN vêm ganhando espaço nas discussões internacionais como uma das ações relevantes para a promoção da resiliência urbana, adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

“Debater Soluções baseadas na Natureza é uma forma de estimular cidades brasileiras a trabalhar com a natureza para enfrentar grandes desafios em temas como recursos hídricos, saneamento e promoção da biodiversidade”, afirma Fraga.

O OICS mapeia, produz e dissemina conhecimento sobre diferentes temas, entre eles Soluções baseadas na Natureza, iniciativas que utilizam e empregam as propriedades dos ecossistemas e os serviços que estes fornecem, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos. As SbN são aplicadas, por exemplo, em infraestruturas verdes e azuis, ajudando a promover maior resiliência às mudanças do clima e qualidade ambiental.

As SbN se destacam ainda como um importante tema para um debate transversal sobre soluções para cidades, em especial em um momento de recuperação pós-pandemia.

O OICS trabalha a temática em parceria com diversas instituições na iniciativa Aliança Bioconexão Urbana, que tem como principal objetivo fomentar políticas públicas brasileiras que considerem infraestruturas verdes e azuis, promovendo cada vez mais a adoção de SbN no Brasil.

O evento terá transmissão pelo Youtube do CGEE:
https://youtu.be/5qEZYUERWQg

Confira a programação:

Com informações da equipe de Comunicação do CGEE

Leia também