CITinova inicia ciclo de diálogos e eventos on line sobre sustentabilidade

Com o tema Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis, que contempla os principais objetivos do projeto CITinova, o primeiro webinário foi realizado em parceria com o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis. O segundo da série de eventos acontecerá no próximo dia 6, com o lançamento da Pesquisa PCS/Ibope – Covid-19 “A RESPOSTA DAS CIDADES – Prefeitos e gestores falam sobre o impacto da pandemia nos municípios e ações de enfrentamento ao coronavírus”.

A urbanização insustentável, as mudanças do clima e o uso desenfreado de recursos naturais estão impactando cada vez mais o bem-estar e a saúde das pessoas. Debater alternativas para acelerar o desenvolvimento sustentável das cidades, onde está concentrada a maior parte da população, se faz urgente. Para isso, o projeto CITinova iniciou um ciclo de diálogos e eventos on line, com abordagem transdisciplinar para as soluções de problemas nas cidades brasileiras.  

O primeiro deles, em 17 de setembro, foi realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com a coordenação nacional do CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Os palestrantes Márcio Rojas, doutor em Bioética e coordenador de Clima e Sustentabilidade do MCTI, Francesc Aragall, presidente da Fundação Design For All, e Sérgio Pires, ex-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentaram alternativas nacionais e internacionais para acelerar o desenvolvimento das cidades.

“Ao promover conhecimento científico e fomentar tecnologias inovadoras, o projeto CITinova contribui para o avanço da urbanização sustentável”, afirmou Rojas, que representou o MCTI e o CITinova no webinário. “Conteúdos e ferramentas de apoio aos gestores públicos na tomada de decisões que mitiguem os impactos da mudança do clima são fundamentais para garantir melhor qualidade de vida aos brasileiros, e se tornaram ainda mais urgentes neste momento de enfrentamento da pandemia global do Coronavírus.”

Extremamente relevante para as cidades e para o CITinova, o enfrentamento à Covid é o tema do próximo evento on line, que será realizado pelo parceiro coexecutor Programa Cidades Sustentáveis em 6/10, das 9h30 às 11h30, com o lançamento da Pesquisa PCS/Ibope – Covid-19 “A RESPOSTA DAS CIDADES – Prefeitos e gestores falam sobre o impacto da pandemia nos municípios e ações de enfrentamento ao coronavírus”.

Em 5 de novembro, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis lança sua nova identidade visual e a segunda etapa da plataforma, em um grande evento on line. Em Recife, em 19 de novembro, o tema do webinário promovido pelos parceiros Aries e Porto Digital será “Políticas Públicas para o Desenvolvimento Urbano Sustentável”.

Ainda neste ano, o PCS fará dois eventos para o lançamento do Guia de Planejamento Urbano e Guia de Participação Social. E, em dezembro, Sistemas Agroflorestais (SAFs) mecanizados e energia solar no Distrito Federal serão os temas abordados pela SEMA-GDF. Os convites e os links para todos os eventos serão amplamente divulgados pelo GT de Comunicação do CITinova por email, sites e redes sociais de todos os parceiros.

Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF).

O webinar “Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis” está disponível na íntegra neste link. https://youtu.be/HMNZV8HSgH0 


Leia também