CGEE lança revista sobre SbN em webinário aberto

No evento, na próxima quinta-feira (3/12), será lançada a edição especial da Revista Parcerias Estratégicas do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que traz dois artigos sobre ações desenvolvidas pelo projeto CITinova com aplicação e divulgação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para responder a desafios urgentes como segurança hídrica e recuperação de áreas degradadas.

A Revista Parcerias Estratégicas, produzida semestralmente pelo CGEE, apresenta nessa edição onze artigos sobre SbNs, produzidos no Brasil e em países europeus, evidenciando os benefícios das SbN como alternativas aos desafios enfrentados globalmente e que são relacionados aos efeitos das mudanças climáticas. Além disso, a publicação traz uma entrevista exclusiva com o embaixador da Comissão Europeia no Brasil, Ignacio Ybánez. 

Durante o webinário, serão apresentados dois artigos da revista: “Iniciativas pilotos para sustentabilidade em Brasília: recuperação de nascentes, áreas de recarga e demais áreas de preservação permanente, degradadas ou alteradas”; e “Aprendiendo de la roca natural: pavimentos urbanos sostenibles”. 

Já os resumos executivos, que também serão lançados durante o webinário, foram produzidos pela equipe do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics),do CGEE/CITinova. São cinco documentos apresentando contribuições de especialistas sobre “Mecanismos de suporte às energias renováveis no Brasil”; “Soluções em mobilidade”; “Soluções para o ambiente construído”; “Soluções baseadas na natureza”; Sistemas descentralizados de saneamento; e “Tipologias territoriais para cidades sustentáveis”. 

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics)

O Oics, desenvolvido pelo Centro no âmbito do projeto CITinova, consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. A iniciativa  surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para conhecer o observatório, acesse este link. 

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.

Informações da Assessoria de Comunicação do CGEE

Serviço 

Webinar de lançamento das publicações sobre Cidades Sustentáveis   

Data: Quinta-feira, 03/12/2020. 

Horário: 10h

Faça a sua inscrição: https://forms.gle/K9FTMvpE4HdwaHoF9 

Leia também